Está aberto o período de inscrição no Processo Seletivo Conjunto do Programa de Iniciação Científica e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares e em Ciências Médicas para a Inscrição no Programa de Treinamento Científico (PTC) – Programa MD-PhD – Curso de Medicina/UFF. 

Os pedidos de isenção poderão ser feitos no dia 06/12/2023 através do formulário: https://forms.gle/VXEJSVbHFnmsPM5EA

As inscrições irão ocorrer entre os dias 11 e 15/12/2023 através do formulário: https://forms.gle/YvtTbrrwhH4J2U2C8

O cronograma completo consta no Edital.

Edital Extraordinário MD-PhD 2/2023

Regimento do Programa MD-PhD

–  E-mail de contato para dúvidas: mdphd.cmm@id.uff.br

Inscrições homologadas

Inscrições homologadas (após recursos) 

RESULTADO PRELIMINAR


 

O Programa de Treinamento científico simultâneo da graduação do curso médico com doutorado, também conhecido como MD-PhD, é oferecido aos estudantes de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2017. O programa tem como objetivo formar profissionais altamente qualificados e preparados para contribuir significativamente para o avanço do conhecimento médico. Os seus objetivos específicos são: 1) formar alunos com visão crítica e que saibam empregar o método científico; 2) preparar o aluno para os desafios de um mundo globalizado, em que a escassez de recursos se impõe e em que é necessária a visão crítica das práticas; 3) aumentar a entrada de médicos nos programas de pós-graduação; 4) promover a geração e integração de conhecimentos na área de pesquisa médica da UFF e; 5) formar recursos humanos qualificados para a assistência médica e para a pesquisa no país.

O MD-PhD é um programa inovador na Universidade Federal Fluminense, estando no seu sexto ano de funcionamento pleno, entretanto já existe nos USA desde 1956 onde a Case Western ofereceu o programa pioneiro. Hoje existem 44 programas de MD-PhD nos USA. No Brasil a primeira universidade a oferecer este tipo de programa foi a UFRJ, em 2001, tendo sido seguida de UNICAMP, UNIFESP e finalmente pela UFF em 2017. Atualmente outras instituições oferecem programas similares e agências de fomento como CAPES e FAPESP apoiam estes programas com bolsas.

Uma das principais vantagens do programa MD-PhD é a possibilidade de os estudantes adquirirem uma formação científica sólida e multidisciplinar desde cedo. Durante a graduação, os alunos têm a oportunidade de se envolver em projetos de pesquisa e desenvolver habilidades de investigação científica, ao mesmo tempo em que adquirem os conhecimentos clínicos necessários para o exercício da medicina. Essa combinação permite que os estudantes compreendam as bases científicas das doenças e desenvolvam abordagens inovadoras para o diagnóstico, prevenção e tratamento. O programa MD-PhD pode ser entendido como uma extensão do programa de iniciação científica e aceleração de formação de médicos cientistas.

O Programa Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares (PPGCCV) foi o pioneiro na UFF a propor o MD-PhD tendo titulado no doutorado seu primeiro discente em 2021, Erito Souza Marques Filho, que é atualmente professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professor colaborador da PPGCCV. Mais dois discentes matriculados estão já em qualificação das suas teses, Leticia Barbetta e Eduardo Oliveira. No total estes dois discentes e o egresso computam 38 artigos publicados em revistas indexadas, uma média muito superior a encontrada em outros discentes de doutorado, mostrando que o programa pode ter um excelente resultado na formação de cientistas com contribuições para a ciência.

Ao longo do programa, os estudantes são incentivados a escolher áreas de pesquisa que despertem seu interesse e paixão. Com a adesão do programa de pós-graduação em Ciências Médicas em 2023 teremos uma maior diversidade de áreas de pesquisa, incluindo áreas outras além das ciências cardiovasculares, permitindo que os estudantes ampliem sua visão sobre a medicina, desenvolvam uma compreensão abrangente das doenças, seus mecanismos fisiopatológicos e formas de tratamento, além de permitir que os estudantes possam abordar problemas complexos de forma integrada.

Outra vantagem significativa do programa MD-PhD é o estímulo à colaboração interdisciplinar. Os estudantes têm a oportunidade de interagir com pesquisadores e profissionais de diferentes áreas, como biologia, química, engenharia, computação, bioengenharia e farmacologia. Essa troca de conhecimentos e experiências enriquece o aprendizado e abre portas para descobertas e inovações científicas de vanguarda.

É importante ressaltar que o programa MD-PhD da UFF é altamente seletivo, com um processo de admissão rigoroso e que demanda três fases:

1ª Etapa (2º ao 5º período):

Corresponde ao estágio de iniciação científica, sob orientação de supervisores credenciados pelo Programa, para trabalho em projeto de medicina experimental ou clínica, que tenha interface com as áreas de ciências básicas.

2ª Etapa (6º ao 8º período): 

Corresponde a um período mais aprofundado de treinamento, denominado “Programa de Treinamento Científico” (PTC), a ser cumprido simultaneamente com o curso de graduação em medicina entre o 6º e o 8º período.

3ª Etapa (Início do 9º período):

Corresponde ao ingresso formal no curso de pós-graduação (nível Doutorado), a ser iniciado simultaneamente com o 9º período do curso de Graduação em medicina.

Para o ingresso na terceira etapa, onde o discente está formalmente matriculado no doutorado, o aluno deve ter concluído o 8º período do curso de Graduação em medicina e ser aprovado no “Programa de Treinamento Científico”. É vedada a conclusão do Doutorado em data anterior à conclusão do curso de Graduação em Medicina. No período subsequente à conclusão do curso de graduação em medicina, o aluno deverá dedicar-se em tempo integral ao seu projeto de tese. Cada aluno e seu orientador apresentarão à Comissão Coordenadora um programa de atividades que tenha como objetivo a conclusão do Doutorado em até dois anos depois da conclusão do curso de graduação em medicina. Pelo sucesso observado com os alunos que já cursaram o programa e pelo interesse que tem sido despertado nas novas gerações de alunos da UFF acreditamos que a expansão do programa será muito benéfica com a agregação de futuros médicos-cientistas para a sociedade.

 

 

 

Skip to content