free templates joomla

Infraestrutura

A estrutura funcional do PPGCM da Faculdade de Medicina da UFF é centrada em linhas de pesquisa. Portanto, na apresentação da infra-estrutura disponível para realização das atividades dos alunos no Programa são, preferencialmente, enfatizadas as condições existentes no Hospital Universitário Antonio Pedro e em alguns laboratórios da UFF que mantém as linhas de pesquisa dos docentes do PPGCM, demonstrando a integração da pesquisa clínica com a realizada na área básica. A seguir são apresentadas, de forma resumida, algumas informações sobre a Universidade Federal Fluminense, a Faculdade de Medicina da UFF e o Hospital Universitário Antonio Pedro. A infraestrutura existente para a realização das diversas linhas de pesquisa dos docentes do PPGCM é apresentada no ítem Docentes.

A Universidade Federal Fluminense

A Universidade Federal Fluminense (UFF), inicialmente denominada como Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, foi estabelecida em 1960 como universidade pública. O campus universitário se estende por 8.076.519 m2 (área construída: 209.109 m2) na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Desde a década de 1970, a UFF atua, junto com a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Niterói, no desenvolvimento de processos de formação, capacitação e educação permanente de recursos humanos em saúde, além da construção e avaliação de protocolos clínicos. Tais ações foram implementadas a partir do estabelecimento de diversos programas, tais como: Programa Materno-Infantil da UFF (PISMI), Programa de Integração Docente Assistencial (PIDAS) e as Ações Integradas de Saúde (AIS), Pólo de Formação, Capacitação e Educação Permanente para Pessoal de Saúde da Família - UFF - Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Neste contexto, deve ser destacada a participação efetiva e contínua da Faculdade de Medicina da UFF na formação de recursos humanos (graduação e pós-graduação) e no desenvolvimento da pesquisa em saúde.

A Faculdade de Medicina da UFF

Em 1925, Antonio Pedro e Sena Campos, aliados a dois grupos de médicos do Rio de Janeiro e de Niterói, fundaram, a 25 de junho, a "Faculdade Fluminense de Medicina". Até 1950, quando foi federalizada, a Faculdade de Medicina era um estabelecimento particular, sobrevivendo de taxas de matrículas e mensalidades pagas pelos alunos, de subvenções, e de serviços médicos concedidos à população, mediante pagamento. Durante dez anos, a Faculdade Fluminense de Medicina existiu como uma escola federal isolada de ensino superior, sendo em 1960, agregada a outras faculdades para a formação de uma nova instituição de ensino, a Universidade Federal Fluminense. A Faculdade de Medicina é estruturada em cinco Departamentos: Cirurgia Geral e Especializada, Materno-Infantil, Medicina Clínica, Patologia e Radiologia e a maior parte do ciclo profissional é realizada no Hospital Universitário Antonio Pedro.

O Hospital Universitário Antonio Pedro

O Hospital Municipal Antônio Pedro, inaugurado a 15 de janeiro de 1951, tem em seu nome uma homenagem ao clínico geral Antônio Pedro Pimentel. Durante os seus primeiros anos de existência, o Hospital Municipal Antônio Pedro sobreviveu com verbas da Prefeitura e, também, com aquelas obtidas através da cobrança de serviços médicos prestados. Em 1964, como resultado de prolongada mobilização dos estudantes de Medicina, o Hospital Municipal foi cedido pela Prefeitura à UFERJ (posteriormente, UFF), tornando-se, assim, o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP).O HUAP ocupa uma área de 32 mil metros quadrados e é a maior e a mais complexa unidade de saúde em funcionamento da região. Os usuários atendidos no HUAP são na sua grande maioria pessoas residentes nos municípios de Niterói e São Gonçalo que juntos apresentam uma população superior a 1.200.000 habitantes em uma área geográfica de cerca de 360 km2.

As especificidades demográficas, sociais, econômicas e culturais da população são as já conhecidas da maioria dos usuários dos serviços públicos de saúde. O HUAP possui 32 especialidades clínico-cirúrgicas, contando ainda, com serviço de emergência, maternidade e unidade de tratamento intensivo. Soma-se também uma avançada UTI neonatal, um centro de referência para o estudo da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA/AIDS), uma unidade coronariana, um setor que realiza biópsia de músculos e o Centro de Controle de Intoxicações, que faz o atendimento a pacientes intoxicados principalmente com produtos químicos, medicamentos e, em pequena parcela, com alimentos.

a) Serviços Existentes Área Clínica: Clínica Médica, Cardiologia, Dermatologia, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Endocrinologia, Gastrenterologia, Hematologia Clínica, Imunologia Clínica, Nefrologia, Neurologia, Pneumologia e Reumatologia. Área Cirúrgica: Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Gastrenterológica, Cirurgia Geral, Cirurgia Neurológica, Cirurgia Ortopédica e Traumatológica, Cirurgia Oftalmológica, Cirurgia Otorrinolaringológica, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica e Cirurgia Urológica.Área Materno Infantil: Pediatria, Neonatologia, Ginecologia e Obstetrícia.

Áreas de Apoio Técnico: Centro de Tratamento Intensivo, UTI Neonatal, Unidade Coronariana, Centro de Diálise, Unidade de Transplante Renal, Unidades de Farmacologia e Toxicologia Clínica do HUAP (consistindo de Centro de Pesquisa Clínica, Serviço de Toxicologia Clínica, Centro de Controle de Intoxicações e Laboratório de Farmacologia e Toxicologia Analítica), Centro de Imagens (Raios X, ultrassonografia e tomografia computadorizada), Serviço de Emergência, Serviço de Hemodinâmica, Serviço de Controle de Infecções Hospitalares, Serviço de Anatomia Patológica, Serviço de Hemoterapia (banco de sangue), Serviço de Quimioterapia, Serviço de Neuropsiquiatria Infantil, Serviço de Fisiopatologia Cardiopulmonar, Serviço de Endoscopia, Serviço de Métodos Gráficos em Neurologia, Serviço de Métodos Gráficos em Cardiologia, Serviço de Epidemiologia, Serviço de Anestesiologia, Serviço de Patologia Clínica (Laboratórios de Microbiologia, Imunologia, Hematologia, Parasitologia, Bioquímica, Hormônios e Drogas), Serviço de Farmácia Hospitalar, Serviço de Fonoaudiologia, Serviço de Psicologia, Serviço de Documentação Médica, Serviço Social, Grupo de Diabéticos, Grupo de Assistência ao Idoso e Grupo de Assistência ao Adolescente, Serviço de Nutrição e Dietética, Serviço de Nutrição Parenteral, Serviço de Fisioterapia.